Aprenda a Fazer RENDA EXTRA para PAGAR SUAS DÍVIDAS 👉

Quero Saber Mais!

Tesouro Direto como investir para cada meta de vida?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Gracy Gomes

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

 

Conhecer o tesouro Direto como investir para cada sonho ou meta de sua vida é de extrema importância para a saúde dos seus investimentos.

O tesouro direto começou de maneira lenta e, aos poucos mesmo, foi ganhando espaço nas rodas de conversa e no orçamento dos brasileiros.

Por ser considerado um investimento seguro e com boa rentabilidade, essa modalidade de negócio atrai a atenção também por ser simples de entender.

Para saber um pouco mais sobre Tesouro Direto, recomendo a leitura do artigo : Tesouro Direto – O que é? Como funciona? É Seguro Investir?

Bom, dentro dessa ideia toda, você sabe onde investir para cada meta ou etapa da sua vida?

Passou da hora de descobrir e iniciar. Então, vamos lá!

Contents

Investimentos do Tesouro Direto para cada meta de vida?

 

Td5 300x147 - Tesouro Direto como investir para cada meta de vida?

 

Todos os tipos de investimentos dependem de um planejamento financeiro, garantindo a continuidade desse negócio.

Mais importante que isso, é fazer com que esse investimento atue de acordo com as suas metas, garantindo o alcance e conclusão de cada uma delas.

Geralmente, as metas são divididas em três possibilidades, e é isso que você vai aprender aqui.

– Tesouro Direto como Investir – Metas de curto prazo:

 

Sendo uma das metas comuns, as metas de curto prazo são aquelas que você quer que sejam concluídas dentro de poucos meses ou mesmo algumas semanas.

Não são todas as metas que se encaixam aqui, já que alguns requerem um volume maior de dinheiro ou mesmo a preparação de todas uma ideia, como montar uma empresa.

Pense então que as metas de curto prazo incluem aquela viagem que você sempre quis fazer, aquele casamento que está prometendo a vários anos, uma cirurgia plástica que é o seu sonho de consumo ou mesmo uma festa.

Esses estão entre os sonhos mais comuns entre os brasileiros, mas também aqueles que, mais frequentemente, são deixados de lado.

Acontece que, por serem metas menores, você pode acabar optando por realizar outros planos, fazendo com que as pequenas conquistas fiquem de lado.

Então, pare.

Os preços dessas metas são menores e por isso, mais facilmente, alcançáveis, mas é essencial ter disciplina e realmente definir o que quer fazer e a ordem.

A dica para isso, é aliar um investimento do tesouro direto com economias diárias.

Td6 300x187 - Tesouro Direto como investir para cada meta de vida?

Em relação aos investimentos, opte pelos mais conservadores, que não apresentam nenhum risco e a rentabilidade é totalmente previsível.

Entre os mais indicados Tesouro Direto para investir,estão o Tesouro Selic, Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letas de Crédito do Agronegócio (LCA) e o Certificado de Depósito Bancário (CDB).

Para saber um pouco mais sobre títulos da renda fixa, recomendo a leitura do artigo :Títulos da Renda Fixa! Vem Conhecer os 8 Principais.

Ao mesmo tempo, guarde aquele dinheiro do café, evite as comprinhas, crie um fundo de reserva para as viagens e evite exageros.

– Tesouro Direto como investir – Metas de médio prazo:

 

As metas de médio prazo são aquelas que, geralmente, requerem um fôlego a mais, muita calma e avaliação, já que são mais caras.

Exemplo disso são aquelas viagens internacionais mais longas, uma grande festa de aniversário ou para comemorar o casamento, se formar na faculdade ou fazer um curso extra.

Geralmente, aqui o ideal é você aliar ganhos.

Seguindo essa linha, não foque apenas nos lucros que virão com os investimentos, mas faça questão de criar um fundo para colocar as economias.

Então, vale guardar o décimo terceiro, a participação dos lucros da empresa, restituição do IR ou mesmo fazer um trabalho por fora, como freelancer na internet.

Em resumo, você mantém os seus gastos mínimos de acordo com o necessário e com a sua fonte de renda mensal, mas trabalhar para guardar mais.

O ideal é que as metas de médio prazo tenham em torno de dois a cinco anos.

Como resultado, os melhores investimentos para esse período médio incluem, novamente, o LCI e LCA e Tesouro atrelado a inflação.

 

Td7 300x169 - Tesouro Direto como investir para cada meta de vida?

 

Além do mais, muitas pessoas também optam por fundos multimercado, que é uma estratégia para balancear os investimentos com algum risco maior.

Importante: caso opte pelo fundo multimercado, separe apenas 20% dos investimentos totais para tal ação e foque o restante no Tesouro Direto.

– Tesouro Direto como investir – Metas a longo prazo:

 

Aqui é onde os grandes sonhos se encaixam e, muitas vezes, você acaba desistindo. Seja por falta de planejamento ou de conhecimento básico sobre educação financeira.

Ou seja, as metas de longo prazo incluem a compra de um imóvel ou carro, pagar a faculdade toda ou quitar uma conta financiada, ou mesmo garantir a independência financeira para abrir a empresa própria.

Por isso, esqueça a pressa.

Aqui, você pode investir por algo em torno de sete anos ou mais antes de alcançar essas metas e tudo deve ser pensando com cuidado, avaliando a sua vida financeira.

Assim, o foco está no equilíbrio, para garantir o patrimônio, não comprometer seus gastos mensais e contribuir para a futura aposentadoria ou mesmo independência.

Entretanto, é preciso que o investimento seja maior também, para que os lucros ou a rentabilidade valha a pena.

Sendo assim, você pode focar em diversos investimentos diferentes ou não, mas o ideal é ficar de olho na Previdência Privada, uma certeza para a aposentadoria, e no Tesouro Direto, para aumentar a rentabilidade.

Além do mais, você pode investir nos Fundos de Investimento Imobiliário, que são uma modalidade crescente no mercado.

Detalhe: para investimentos a longo prazo, sempre entra a questão do mercado de ações.

Caso queira conhecer e investir nessa modalidade, estude o mercado e opte pelas mais sólidas e com um histórico contínuo de lucros. Evite as com muitas variações.

Bônus para investir em cada meta da vida

 

Td8 300x200 - Tesouro Direto como investir para cada meta de vida?

 

Para investir em cada meta da vida e alcançar o sucesso, as parcerias podem ser a melhor solução.

Então, converse com outros investidores e também com agentes, como bancos e corretoras, não focando apenas no lucro imediato, mas sim contínuo.

Além disso, é importante que você estude e pense antes de tomar as decisões.

Nada de agir por impulso ou seguir apenas o que alguém disse que funciona.

Lembre-se: o seu patrimônio pode sim crescer ao longo dos anos, mas é preciso cuidar das finanças, evitar gastos desnecessários e ter a paciência para seguir com um investimento.

Assim, você nunca “cancela” um título do tesouro direto e garante que a rentabilidade seja aquela do momento do contrato, evitando possíveis perdas.

O tesouro direto está entre as opções mais seguras e com títulos de curto, médio e longo prazo.

Assim, você investe de acordo com o sonho que tem para ser concretizado.

Conclusão

 

Enfim, o tesouro direto é uma das melhores opções de investimento do mercado brasileiro atual e vem crescendo devido as diversas possibilidades de negócio.

Logo, você consegue investir em cada etapa da sua vida, garantindo que qualquer sonho possa ser realizado, seja no próximo ano ou daqui a cinco ou dez anos.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto?

Comenta aqui embaixo para que eu possa lhe ajudar.

Até o próximo post!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Secured By miniOrange